Estudar através de Exercícios é eficiente?


Por muito tempo, pesquisadores se perguntavam se fazer exercícios era somente uma forma dos alunos e dos professores perceberem quais conteúdos ainda não eram bem dominados ou se o simples fato de fazer exercícios já ajudava a melhorar a aprendizagem e a memória. Vários estudos chegaram aos mesmos resultados:

Fazer exercícios é uma excelente forma de aprender e de reter o conteúdo, sendo inclusive melhor do que estudar novamente o mesmo material.

Em 2006, pesquisadores mostraram que alunos que estudavam um conteúdo e, após uma semana, faziam exercícios conseguiam resultados muito melhores do que aqueles que estudavam uma vez e depois reviam o mesmo material, sem realizar exercícios. Isso ficou conhecido como o efeito de teste, em inglês “testing effect”. Embora muitos professores e cientistas já suspeitassem desse resultado, apenas em 2006 esses resultados foram considerados suficientes para comprovar que os exercícios melhoram a aprendizagem e a retenção na memória. Em 2010, a revista Science publicou uma pesquisa de como os exercícios afetariam o cérebro, ajudando na retenção do conteúdo na memória. 

Veja o gráfico abaixo:

O sono na consolidação da memória

O que é melhor? Passar uma lista grande de estudo para a prova ou pequenos blocos de exercícios ao longo do tempo?

Várias pesquisas mostram que quando os alunos fazem poucos exercícios distribuídos ao longo do tempo, eles conseguem se lembrar muito mais do conteúdo do que os alunos que fizeram todos os exercícios de uma vez só. Desse modo, o intervalo de uma semana entre pequenos blocos de exercícios tem se mostrado mais eficiente para estimular a memória de longa duração.

No experimento mostrado pela imagem abaixo, percebe-se que os alunos que fizeram 5 exercícios uma vez por semana, durante duas semanas, tiveram uma média de 64% nas provas realizadas após um mês. Já os alunos que fizeram 10 exercícios de uma só vez, acertaram um pouco mais enquanto os faziam (75% comparado com 70%), mas tiveram uma média de 32% nas provas, depois de um mês.

Um dos motivos que explica porque fazer pequenos blocos de exercícios é que o sono é essencial para a consolidação da memória. Dessa forma, quando fazemos exercícios em pequenos blocos, temos várias noites de sono para consolidar os conteúdos aprendidos.

Como tem sido a sua preparação para concursos públicos? Faça agora um simulado com 10 questões sobre SUS e matérias Específicas e teste o seu conhecimento! No final terá um desconto para você no meu curso online! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deficientes Físicos na Biomedicina?

Biomédicos nas Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronática qual é o seu sonho?

Por que o Biomédico não está em todos os concursos?