Qual o segredo para fazer REVISÕES eficientes para concursos?
Se a prática leva à perfeição, a primeira só é possível quando se sabe o que se precisa praticar. Para resolver questões, é necessário o conhecimento de conteúdos. E para se ter conhecimento de conteúdos, a revisão é fundamental.
REVISO: LOGO EXISTO!
Algumas pessoas têm mentes privilegiadas. Elas leem o conteúdo uma vez e entendem tudo que o autor quis dizer. Elas entendem de cara problemas complexos e interrelações intrincadas. Elas têm facilidade com idiomas e com números. Elas têm um foco inabalável e conseguem trabalhar ou estudar durante horas a fio sem se distrair nenhuma vez. Essas pessoas abdicam de compromissos interessantes sem a menor preocupação em prol de suas metas maiores. E, quando provocadas ou pressionadas, conseguem produzir ainda melhor. Eu não sou assim e nunca conheci alguém que fosse.
No meu script de vida, essas se chamam “personagens de filme”, porque são uma caricatura que junta características de diversas pessoas em uma só para contar uma história praticamente impossível de acontecer na vida real. Nós todos temos falhas, problemas e limitações. E isso não é necessariamente ruim quando você reconhece o caso. Mas é ruim quando você acredita em algo que não existe. E não existe memória perfeita. O que existe são ferramentas, práticas e técnicas para você lidar melhor com suas fraquezas que te impedem de fazer o que você quer fazer. Aqui, nós vamos conhecer as melhores.
POR QUE REVISAR?
Revisar conteúdos é importante por uma razão muito simples: você esquece aquilo que estuda. Isso é normal. Esquecer é um mecanismo de sobrevivência do cérebro. Nosso cérebro é especialista em esquecer. Todos os dias, nós somos bombardeamos por um milhão de informações, algumas delas importantes, mas a maioria não.
Então, você precisa de um mecanismo para mostrar para a sua memória o que é importante ou não. Aí entra a linguagem do cérebro.
Há 3 fatores determinantes para que você se lembre daquilo que vê!
O evento em si deve ser:
• Marcante - Eventos marcantes são aqueles que acontecem poucas vezes ou são emocionalmente carregados. Você não se lembra do seu almoço da quinta-feira 6 semanas atrás, mas certamente se lembraria se nesse dia tivesse almoçado com o Brad Pitt. Te garanto.
• V i s u a l m e n t e interessante - Algumas das lembranças mais interessantes da vida são imagens bacanas que vemos por aí, seja pelas cores, pelo local ou mesmo pela sagacidade como são apresentadas.
• Visto repetidamente - Tudo aquilo que você faz repetidamente te ajuda a lembrar. Você pode não saber seu novo número de telefone de primeira, mas conforme você o informa para outras pessoas, vai gravando. E da mesma forma, é muito mais fácil lembrar do nome de pessoas que você vê com frequência.
Como revisar?
Esses três elementos da memória são fundamentais para que você entenda alguns dos princípios por trás das revisões eficazes. Oras, se é assim que a memória funciona, seu material de revisão será muito mais bem aproveitado se for ao mesmo tempo marcante, visualmente interessante e visto repetidamente, concorda? É exatamente isso que acontece. Nós vamos ver os dois principais mecanismos de revisão e qual o melhor deles. Confira:
RESUMOS
Resumos são textos completos baseados no seu material original (livro, PDF ou vídeo-aula). A principal característica dele é ter sentenças completas que procuram reproduzir (preferencialmente com novas palavras) aquilo que foi estudado.
Quais os principais problemas dos resumos?
- Levam muito tempo para serem produzidos;
- Não têm nenhuma indicação visual que te permita navegar pelo texto com facilidade, encontrando uma informação pontual rapidamente ou mesmo criando quebras importantes entre as seções do texto; A maioria dos candidatos simplesmente copia o texto original, o que não traz praticamente nenhum benefício para a retenção e para a compreensão do texto;
- Por ficarem extremamente longos (em virtude dos dois pontos anteriormente tratados), o dono do resumo acaba não o utilizando para a finalidade desejada - revisar o conteúdo quando necessário (quantos resumos não foram esquecidos em pastas ou gavetas de escrivaninhas mundo afora?).
- Produza resumos que sejam de fato resumos, não cópias do texto original. Quando você lê uma informação, processa aquilo que foi lido e reproduz com suas palavras, você torna o estudo ativo (como vimos anteriormente) e dá mais consistência ao seu conhecimento;
- Use títulos, subtítulos e cores em seu resumo. Uma forma de usar títulos é criar um contraste entre o título, o subtítulo e o corpo do texto - e isso pode ser feito quer você esteja usando o computador, quer esteja escrevendo à mão. Textos maiores, fontes em negrito ou uma caixa ao redor da quebra da seção já são suficientes para dar uma noção de novo assunto, o que ajuda na leitura e na compreensão. Da mesma forma, cores diferentes para assuntos diferentes te ajuda a navegar visualmente e a recuperar o que você estuda (por exemplo, verde para definições, vermelho para pontos importantes, azul para relações com outros tópicos);
- Escreva o mínimo possível. Uma tendência que temos ao fazer um resumo (principalmente de um assunto que nunca estudamos) é achar que tudo é importante. Mas aí entra aquela máxima: “Se tudo é importante, nada é importante”. Escreva o mínimo possível e, conforme for resolvendo questões e encontrando suas dificuldades, complemente seu resumo.
Já começou a treinar esses conhecimentos? Comente aí! E acesse meu site para ter mais informações sobre o meu curso!
Comentários
Postar um comentário