QUESTÕES, pra que te quero? Está com MEDO de fazer?


A resolução de questões é uma prática muito importante nos estudos para concursos públicos. Elas nos ajudam a avaliar e a reforçar nosso conhecimento. Mas há um problema: nós temos medo delas!!!

Você já escutou ou mesmo já vivenciou essas situações?

- "Eu estudei tanto, mas tanto, que esqueci de resolver questões e cheguei na prova e fiquei nervoso e não consegui passar, mesmo sabendo o conteúdo”. 

- "Tive tanto medo de responder errado que preferi deixar em branco as questões" 

- "Nossa eu sabia a matéria mas deu um branco na hora"

O medo de errar é uma das principais razões para os alunos não resolverem questões, junto com o desconhecimento da importância dos exercícios!

“A sensação de errar uma questão é muito ruim, e me faz pensar que eu não tenho condições de ser aprovado NUNCA”

O discurso do medo é sempre muito forte. Sempre que converso com alguém e descubro essa questão do medo, falo a mesma coisa: “a hora de errar é agora.” Se você não erra agora, vai errar no dia da prova. Você não vai miraculosamente aprender se estudar muito, muito, muito. A aplicação faz parte do seu treinamento, e inclusive é uma parte fundamental. Mas as pessoas têm medo - e muitas nem sabem que têm, o que é mais impressionante.

O medo pode se manifestar de várias formas, algumas bem sutis. Pode ser que você procrastine a resolução de exercícios (“Não sei muito do conteúdo, que bem vai fazer resolver questões agora?”), pode ser que você evite os simulados (“Preciso estudar mais antes de fazer um desses”), ou pode ser que você comece até a questionar a validade da prática, mesmo com um mundo de evidências dizendo que você deveria seguir a prática (“Não acho que seja tão importante nem que a falta disso vá me prejudicar”). Minha dica é: não ceda ao medo. 

Na Metodologia Ativa que aplico no curso do Prepara Biomédico faço vários simulados anteriores as videoaulas. Para justamente os alunos praticarem e se autoavaliarem... e por incrível que pareça... nem todos os meus alunos fazem os simulados!!!
  • Pasmem alguns acham que compraram o curso só para VER MINHAS VIDEOAULAS (como se fosse a faculdade... paguei pra ter aula)!!! 
  • Não entendem que se não houver a prática (tem que fazer os simulados) não terão a sua própria autoavaliação (o que errei?) e como reforçarão a leitura daquilo que é a sua fraqueza?
  • É importante a leitura dos materiais que deixo para consultar após as videoaulas (tem vários links e pdfs) e tem gente que não baixa e nem acessa! Ler pra que? E resumir?? (já mandei até comprar caderno!)
  • É primordial fazer os mapas mentais (no último post deixei até um vídeo)... - "Será que tem algum aluno meu lendo? Envia seu mapa mental pra eu ver!!! Comenta que já fez!"
  • Revisão programada (de tempos em tempos tem que voltar e ver seus materiais para fixar e não esquecer no dia da prova) 
  • FIQUEI CHOCADO... Só o simulado não basta... no curso tem um banco de provas com quase 10.000 questões! Fiz um teste... tirei do ar por 1 semana... e ninguém notou... e olha que tenho mais de 130 alunos atualmente... Pensei será que eles já baixaram tudo??? Ou nunca abriram para fazer mais questões????
  • VIDEOAULAS fazem parte mas MAS NÃO É O TODO de uma preparação para concursos!!!


Pra que fazer tanto simulado?

No meu curso tem simulado em cada bloco de novas aulas que libero! Por que é necessário aplicar seus conhecimentos nos simulados? Porque a aplicação tem uma dupla finalidade: avaliação e fixação. A avaliação é certamente a mais importante: por meio dela, você pode saber se o que aprendeu está alinhado com a exigência da banca. E, mais importante, vai saber se aprendeu de verdade ou se só acha que aprendeu. Tem muita gente assim... acha que sabia e quando faz uma questão e erra até se revolta!!! Quer achar que a questão que está errada e não ela!!!

Adianta estudar o conteúdo programático do edital inteiro? Vou melhorar minha performance?

De nada adianta estudar conteúdos que não caem em prova ou achar que sabe um conteúdo mas não conseguir transformar esse conhecimento em resultados palpáveis (acertos nas questões resolvidas). E para isso que a fase de aplicação (resolução de questões) serve. E agora que estamos falando disso, quero combinar algo com você: se esse é seu caso, se a sua principal angústia é errar as questões, vamos combinar que você vai fracassar o mais rápido possível. 

Se você se cadastrar no meu site agora (clique aqui) vou te convidar a fazer um TEST DRIVE no Prepara Biomédico e terá um simulado a ser feito... TOPA?

SOLUÇÃO SE VOCÊ NÃO GOSTA DE FAZER QUESTÕES!
Se você não gosta de resolver questões, resolva 100, 200 por dia. Erre muito. Comece resolvendo 300 questões de Certo/Errado em um dia, até os olhos ficarem cansados e você ficar desidratado de tanto chorar. Te peço isso por duas razões: A primeira é que você vai começar a ver que, quando você erra uma questão… Nada acontece. Não cai um braço, você não fica cego, não vem uma turma ensandecida te linchar porque você não conseguiu a resposta que a banca queria. Nada acontece. O silêncio do erro é quase constrangedor. Com o tempo, quero que você tenha uma mudança de comportamento em relação ao erro. 

Em vez de pensar “Droga, eu errei, Nunca vou aprender esse conteúdo, como sou burro”, pense “Hum… interessante. Errei essa questão. Por que será?” 

A segunda razão por que peço pra você errar muito é que, paradoxalmente, quanto mais você erra, mais você acerta. Quanto mais questões você resolve, mais você tem a oportunidade de ver o que está certo e o que está errado no seu conhecimento. 

Quanto mais você erra, mais você conhece a banca e mais conhece o conteúdo, porque cada erro é uma chance de voltar no seu material produzido e ver o que aconteceu, entender por que você errou e corrigir os problemas antes da prova. 

As questões certas te mostram que pelo menos uma parte do seu treinamento está correndo conforme o previsto, enquanto as questões erradas levantam uma bandeira para que você pare e analise a situação que está vivendo. 

Quanto mais questões você resolve, mais você aprende, mais você analisa sua situação e mais pratica. E quanto mais pratica, mais perto fica da aprovação. A resolução de questões, a prática, a aplicação é fundamental. Não deixe de praticar. Isso vai te acompanhar de hoje (se já não está na sua rotina) até o dia em que você estiver empossado e sentado em sua nova mesa. 

Sugestões para a aplicação:

Resolva sempre o máximo de questões possíveis; Tem vários sites por aí que disponibilizam isso... é só garimpar! No curso eu já deixei pra você um banco com quase 10 mil questões dos últimos 15 anos de concursos públicos para biomédicos!

Mantenha um registro de sessões de estudos com as informações: Data, disciplina e tópico das questões, tempo despendido, percentual de acertos. Isso vai te dar uma noção muito precisa de onde estão seus pontos fracos - é neles que você vai precisar atuar quando “empacar” nos estudos. Na minha aula de Planejamento de Estudos já tem até uma planilha pra te ajudar! Faz o seu cadastro agora (clique aqui) que vai receber por email!

Resolva o máximo de questões possíveis (a repetição é intencional rsrsrs... tem que fazer mutias questões mesmo!). 

Mas a aplicação não vive sozinha, como você pode imaginar. Ela tem uma parceira que se chama revisão. 

No próximo post eu te explico!


Quer fazer um TEST DRIVE 
No Prepara Biomédico? Acesse:
www.preparabiomedico.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deficientes Físicos na Biomedicina?

Biomédicos nas Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronática qual é o seu sonho?

Por que o Biomédico não está em todos os concursos?